O que é material de lona?

O que é material de lona?

A lona é um tecido usado para a fabricação de vários materiais, porém é bem comum associarmos apenas a lona para toldo, pois é mais comum de serem vistas sendo utilizadas para tal finalidade. 

Mas não se enganem, pois esse material é muito versátil e pode ser usado para fazer várias outras coisas como: mochilas,tendas, sofás, projeto de piscinas, bolsa e muito mais. 

A lona em si é uma mistura de alguns componentes tipo algodão e poliéster, o que a torna resistente ao desgaste por atrito, à água e, ao mesmo tempo, leve e maleável.

É um material particularmente durável e resistente, com boas características de proteção contra raios UV, resistência ao desgaste e aos produtos químicos.

Pode ser usado tanto para fins decorativos quanto para fins práticos, como proteção contra mudanças climáticas, luz solar e elementos nocivos.

Muitas lonas comuns são feitas apenas de algodão, mas você já viu outros tipos de lonas? Existem 3 tipos de lonas mais utilizadas, confira. 

Lonas sintéticas

Esta lona é fabricada a partir de materiais resistentes ao desgaste como poliéster, nylon, polipropileno e outros plásticos, que são tratados para resistir aos efeitos da luz solar, umidade e outros fatores desgastantes.

A lona sintética é muito versátil e pode ser usada em uma variedade de aplicações, desde telas de proteção, coberturas para embarcações, cortinas de estruturas, toldos, lonas para pisos, telas de alambrado, entre outros.

Lonas plásticas 

A lona plástica é um material muito versátil e resistente que pode ser usado para diversos fins. É fabricada com materiais plásticos, como polietileno, polipropileno , vinil e outros. 

É comum ser usada como uma camada resistente à água, poeira e sujeira, fornecendo proteção a muitas superfícies, como telhados, pisos, paredes, estofados, etc.

As lonas plásticas também são usadas para a produção de coberturas, toldos, lonas de piscina, lonas de caminhão, lonas de proteção para veículos, etc. Possuem uma vasta gama de cores e são muito leves, o que facilita seu transporte.

Lonas Acrílicas

Material de lona acrílica é um tecido resistente a água, sol e intemperismo, que pode ser usado para diversas finalidades. É um material de alta resistência, leve e flexível, com uma resistência química e mecânica muito alta.

É fabricado com fibras sintéticas de poliéster, poliamida, polipropileno, poliacetato e outros materiais. A lona acrílica é resistente à atrito, à luz solar, à umidade e aos raios ultravioleta.

A lona acrílica é resistente ao mofo e às manchas, o que a torna ideal para uso em áreas externas. 

Sua resistência ao desgaste e ao fogo faz com que seja uma excelente opção para áreas que podem ser expostas ao sol, ou com um alto teor inflamável.