Queda de cabelo: quais os melhores tratamentos?

Queda de cabelo: quais os melhores tratamentos?

A queda de cabelo é um problema que afeta muitas pessoas, tanto homens quanto mulheres, e pode ter diversas causas, como alterações hormonais, estresse, anemia, inflamação no couro cabeludo, uso de medicamentos, fatores genéticos, entre outros. Por isso, é importante consultar um dermatologista para identificar a origem da queda e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Os tratamentos para a queda de cabelo podem variar desde uma alimentação adaptada, rica em nutrientes essenciais para a saúde dos fios, até o uso de produtos específicos, como shampoos, remédios ou tratamentos estéticos. Veja a seguir algumas opções de tratamento para a queda de cabelo:

1. Alimentação adaptada

alimentação com frutas

Uma dieta equilibrada e rica em ferro, zinco, ômega-3 e betacaroteno pode ajudar a diminuir e prevenir a queda de cabelo, pois fortalece e garante a integridade do fio.

Alguns alimentos que contêm esses nutrientes são: carne vermelha, frutos do mar, sementes de abóbora, nozes, salmão, cenoura, abóbora e espinafre.

2. Suspensão de medicamentos

medicamentos

Alguns medicamentos podem causar a queda de cabelo como um dos seus possíveis efeitos colaterais. Alguns exemplos são: varfarina, heparina, carbimazol, vitamina A, lítio e anfetaminas.

Por isso, se você estiver tomando algum desses medicamentos e notar um aumento da queda de cabelo, consulte o seu médico para trocar ou suspender o uso do remédio.

3. Uso de remédios específicos

Existem alguns remédios que podem ser indicados pelo dermatologista para tratar a queda de cabelo, dependendo da causa e da intensidade do problema.

Um dos mais usados é o minoxidil, que atua melhorando a circulação sanguínea no couro cabeludo e estimulando o crescimento dos fios. Outros remédios que podem ser recomendados são: finasterida, espironolactona, alfaestradiol e zymo HSOR.

4. Uso de shampoos e condicionadores antiqueda

shampoos e condicionador

Esses produtos podem ajudar a reduzir a queda de cabelo ao limpar e hidratar o couro cabeludo e os fios, além de conter ingredientes que favorecem o crescimento capilar. Alguns exemplos são: shampoo de selênio a 2,5%, shampoo de cetoconazol e shampoo de jaborandi.

5. Tratamentos estéticos

Existem algumas técnicas que podem ser realizadas por profissionais especializados para tratar a queda de cabelo e estimular o nascimento de novos fios. Algumas delas são:

  • LEDterapia: consiste na aplicação de luzes vermelhas no couro cabeludo para aumentar a atividade celular.
  • Carboxiterapia capilar: injeção de gás carbônico no couro cabeludo para melhorar a oxigenação e a nutrição dos folículos.
  • Transplante capilar: retirada de fios de uma área doadora (geralmente nuca ou peito) e implantação na área calva.

6. Remédios caseiros

Existem algumas receitas naturais que podem ser feitas em casa para tratar a queda de cabelo e fortalecer os fios. Algumas delas são: babosa (aloe vera), que tem propriedades hidratantes e cicatrizantes; chá verde, que tem antioxidantes e anti-inflamatórios; e gérmen de trigo, que é rico em vitamina E e biotina.

Essas são algumas das opções de tratamento para a queda de cabelo que podem ser feitas com orientação médica ou em casa. Lembre-se sempre de consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento e seguir as suas recomendações.