Relacionamento abusivo: o que significa e como se proteger

Relacionamento abusivo: o que significa e como se proteger

Um relacionamento abusivo é aquele em que uma das partes exerce poder e controle sobre a outra, causando sofrimento físico, emocional ou psicológico.

Esse tipo de violência pode ocorrer em qualquer tipo de relação afetiva, seja ela heterossexual ou homossexual, e pode envolver agressões verbais, ameaças, chantagens, humilhações, isolamento, ciúmes excessivo, invasão de privacidade, entre outras formas de abuso.

Muitas vezes, a pessoa que sofre o abuso não percebe ou não consegue sair da situação, por medo, dependência emocional ou financeira, culpa ou esperança de que o parceiro(a) mude.

Por isso, é importante reconhecer os sinais de um relacionamento abusivo e buscar ajuda profissional e apoio de familiares e amigos.

Algumas dicas para se proteger de um relacionamento abusivo são:

  • Respeite seus limites e sentimentos. Você tem o direito de dizer não e expressar sua opinião sem medo de represálias.
  • Não se culpe pelo comportamento do outro. Você não é responsável pelas atitudes abusivas do seu parceiro(a), nem pode mudá-lo(a) com seu amor ou paciência.
  • Busque informação e orientação. Procure saber mais sobre o que é um relacionamento abusivo e quais são seus direitos e recursos legais. Você pode ligar para o Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou procurar uma delegacia da mulher ou um centro de referência especializado em sua cidade.
  • Fortaleça sua autoestima e confiança. Valorize suas qualidades e conquistas pessoais e profissionais. Busque atividades que lhe façam bem e que estimulem seu crescimento e autonomia.
  • Rompa o ciclo de violência. Se você perceber que está em um relacionamento abusivo, tome a decisão de sair dele o quanto antes. Peça ajuda para pessoas de confiança e faça um plano de segurança para evitar riscos. Lembre-se que você merece ser feliz e respeitado(a) em uma relação saudável e equilibrada.