Aprenda algumas dicas de como descobrir uma mentira

Aprenda algumas dicas de como descobrir uma mentira

A mentira é um aspecto das relações humanas que nos afeta a todos desde cedo. Quem nunca mentiu para tentar obter algo ou evitar uma sanção? As crianças aprendem a mentir muito cedo. Aos 8 anos, eles conseguem mentir tão bem quanto os adultos. O tempo e a experiência podem torná-los bons mentirosos.

O homem é um predador e consegue enganar seu próximo na menor oportunidade. Um pequeno atraso, um descuido, uma vontade de fugir de uma reunião chata… as trivialidades da vida profissional e pessoal podem nos levar a mentir, enganar ou de alguma forma alterar a realidade que queremos apresentar aos outros. 

Em situações graves, não falta a probabilidade de seu interlocutor forçar um pouco de sorte. Então, como você sabe se ele está dizendo a verdade ou mentindo?

Como descobrir uma mentira?

Desnecessário dizer que, essas técnicas de outra época não são confiáveis. E, no entanto, os departamentos de polícia americanos depositaram fé cega no polígrafo por muitos anos. O detector de mentiras desfrutou de um período de glória desde a Guerra Fria, mas sua capacidade de detectar mentiras foi fortemente questionada por estudos de emoções.

O que resta hoje? Deve-se sempre ter cuidado para não confundir desconforto, estresse e nervosismo em uma situação com a aparência de uma mentira. 

Não passa uma semana sem que as pessoas me peçam dicas sobre como detectar mentiras. 

Então, aqui estão 5 dicas simples que você pode usar com seus interlocutores. Eles são simples de usar, mas cuidado, você deve sempre ter cuidado para não acusar ninguém injustamente. Você terá que ter cuidado se achar que está na frente de um mentiroso. Cuidado com os falsos positivos.

Não pergunte se ele quer algo para beber, porque ele pode recusar, especialmente se estiver um pouco desconfortável. Despeje água em um copo e coloque-o na frente dele. A água é comumente identificada como um matador de sede. 

Se houver uma mudança repentina no estado emocional, você pode vê-lo beber antes de responder, ou pegar o copo, ou olhar para ele. O copo de água servirá como um indicador de estresse. Um ligeiro aumento da temperatura corporal pode secar a boca, fazendo com que ela queira beber.

Isso muitas vezes faz meus clientes de treinamento sorrirem. Estou pensando sobretudo naquelas senhoras que imaginam como questionar seus maridos chegando em casa um pouco mais tarde do que de costume. 

Fiquem tranquilos senhores, o inverso também é verdadeiro! Uma pessoa que cria uma mentira muitas vezes tende a respeitar uma certa lógica e a organizar os elementos para ser crível. 

Muitos mentirosos esquecem de imaginar a história ao contrário. Uma pessoa que experimentou uma sucessão de eventos muitas vezes consegue contar os fatos sem muito esforço. Por outro lado, uma história inventada (total ou parcial) é muitas vezes mais difícil de administrar, especialmente se o ouvinte atrapalha seu desenvolvimento.

Descobrir uma mentira

O cérebro humano consegue processar milhões de estímulos sensoriais simultaneamente. No entanto, realizar uma tarefa simples pode ser complicado se a pessoa tiver que se concentrar em outra atividade. Ao conversar com seu amigo, você sente que ele está mentindo para você. 

Peça para ele realizar uma tarefa manual tão simples quanto colocar papel na impressora, servir um copo de água para você, tirar um bolo do forno

Produzir uma mentira requer um certo nível de concentração para melhor apresentá-la e ser acreditada. Pergunte a si mesmo por que seu interlocutor realiza a ação antes de responder a você ou responde a você antes de realizar a ação. 

Por que ele não consegue responder enquanto ele realiza essa ação? Pode parecer suspeito se ele precisar de um alto nível de concentração quando a tarefa executada requer pouco esforço.

Não tente identificar mentiras de uma só vez se achar que é provável que faça isso duas vezes 

Você suspeita que seu interlocutor não lhe conta toda a verdade ou esconde algo e você já lhe fez algumas perguntas. Deixe passar algum tempo e volte ao assunto mais tarde. 

Para aprender a como descobrir uma pessoa mentirosa, em algumas horas ou alguns dias, é possível que ele não lhe dê a mesma versão dos fatos. Alguns detalhes podem ser muito importantes. Ele realmente experimentou o evento que descreveu anteriormente? 

Por que há diferenças na narrativa? Ele também pode esquecer alguns elementos-chave importantes ou exagerar outros que quase negligenciou na primeira vez.

Nossa memória é volátil e tendemos a cometer erros em nossas memórias 

Esse fenômeno conhecido como falsas memórias ajuda a preencher as lacunas e eliminar inconsistências. Ao considerar a existência de erros de memória, você ainda poderá apontar inconsistências em uma história que indicará que a pessoa não está lhe contando toda a verdade.

Sempre crie confiança

É importante criar um relacionamento positivo. Mostre à pessoa que você não quer fazer mal a ela e que acredita nela.

Em seguida, guie perguntas abertas para obter detalhes. Uma análise cuidadosa desses detalhes pode revelar surpresas. Certifique-se sempre de ter cuidado com suas deduções!