Como saber se você está grávida: os primeiros sinais

Como saber se você está grávida: os primeiros sinais

Se você está se perguntando se pode ou não estar grávida, provavelmente está procurando por possíveis sinais e sintomas.

Enquanto algumas mulheres experimentam sintomas muito claros e precoces da gravidez, outras podem não notar nada até o primeiro trimestre.

Então, quais são alguns dos primeiros sinais de gravidez mais comuns?

Um dos primeiros sinais de gravidez é o sangramento de implantação. Isso pode ocorrer cerca de 6 a 12 dias após a concepção, quando o óvulo fertilizado se implanta no revestimento do útero.

Para muitas mulheres, isso causará manchas leves ou até mesmo um fluxo mais intenso do que o normal, embora geralmente seja muito mais leve do que um período regular.

Outro sintoma precoce comum é a falta de menstruação. Claro, existem muitas outras razões pelas quais você pode perder um período além da gravidez, mas se você foi sexualmente ativa e recentemente perdeu seu período, vale a pena fazer um teste de gravidez apenas para ter certeza.

Outros sintomas iniciais incluem seios sensíveis ou inchados (devido ao aumento dos níveis hormonais), náuseas ou vômitos (muitas vezes chamados de “enjoo matinal”) e fadiga (devido ao aumento das necessidades de energia do corpo).

Se você estiver com algum desses sintomas, é importante fazer um teste de gravidez o mais rápido possível para confirmar se está ou não grávida.

Se você acha que pode estar grávida, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a garantir uma gravidez saudável. Em primeiro lugar, consulte o seu médico o mais rápido possível para confirmar a gravidez

Os primeiros sinais de gravidez

1 – Sangramento do implante

O primeiro sinal de gravidez é muitas vezes o sangramento do implante. Isso acontece quando o óvulo fertilizado se implanta no útero e começa a crescer. O sangue é geralmente escuro e pode ser misturado com tecido. Pode durar de alguns dias a uma semana e geralmente é muito mais leve do que um período normal.

2 – Período perdido

Um dos primeiros sinais de gravidez mais comuns é a falta de menstruação. A maioria das mulheres tem um ciclo menstrual de 28 dias, portanto, a falta de um período pode ser uma indicação de que você está grávida.

No entanto, existem muitos outros fatores que podem afetar seu ciclo menstrual, por isso nem sempre é preciso. Se você acha que pode estar grávida, faça um teste de gravidez em casa ou consulte seu médico para um exame de sangue para confirmar.

3 – Mamas macias

Outro sinal precoce de gravidez são as alterações nos seios. Eles podem se tornar maiores e mais macios à medida que seu corpo se prepara para amamentar.

Você também pode notar áreas mais escuras ao redor dos mamilos chamados tubérculos de Montgomery. São glândulas que produzem óleo para manter os mamilos lubrificados durante a amamentação.

4 – Náusea

Sentir-se enjoado (ou “enjoo matinal”) é outro sinal precoce comum de gravidez, embora possa ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite. Muitas vezes é acompanhada de vômitos, mas nem sempre.

Algumas mulheres encontram alívio comendo pequenas refeições frequentes ou bolachas e bebendo muitos líquidos, enquanto outras acham que evitar cheiros fortes ou certos alimentos as ajuda a se sentir melhor.

Se a náusea for grave ou durar mais do que alguns dias, consulte o seu médico para se certificar de que você não está desidratado ou em risco de outras complicações, como hiperêmese gravídica (vômitos excessivos durante a gravidez).

5 – Fadiga

A fadiga é outro sinal precoce comum de gravidez, especialmente no primeiro trimestre. Seu corpo está trabalhando duro para sustentar o feto em crescimento, então você pode se sentir cansado e sonolento.

Tente descansar bastante e fazer pausas durante o dia, quando puder. Se você está achando difícil funcionar normalmente, converse com seu médico sobre maneiras de gerenciar sua fadiga.

Quando fazer um teste de gravidez?

1 – Teste de gravidez caseiro

Um teste de gravidez caseiro é a maneira mais comum de descobrir se você está grávida. Você pode comprar um teste de gravidez caseiro na farmácia ou supermercado local.

Os testes de gravidez caseiros geralmente são precisos, mas podem dar resultados falsos negativos se você os fizer muito cedo na gravidez. Se você acha que pode estar grávida, é melhor esperar até perder o período antes de fazer um teste de gravidez caseiro.

2 – Exame de sangue

Se você quer ter certeza absoluta de que está grávida, pode fazer um exame de sangue. Um exame de sangue pode confirmar que você está grávida e também pode dizer quanto tempo você está em sua gravidez. Os exames de sangue geralmente são feitos no consultório do seu médico ou em uma clínica.

O que fazer se achar que está grávida?

1 – Consulte um médico

Se você acha que pode estar grávida, é importante consultar um médico o mais rápido possível. Um médico pode confirmar se você está ou não grávida e fornecer informações sobre o que esperar. Eles também podem responder a quaisquer perguntas que você possa ter sobre gravidez e parto.

2 – Comece a tomar vitaminas pré-natais

Se você estiver grávida, é importante começar a tomar vitaminas pré-natais o mais rápido possível. As vitaminas pré-natais ajudam a garantir que seu bebê cresça e se desenvolva adequadamente. Eles também ajudam a prevenir defeitos congênitos.

3 – Comece a fazer escolhas de estilo de vida saudáveis

Se você estiver grávida, é importante começar a fazer escolhas de estilo de vida saudáveis, como comer uma dieta saudável e fazer exercícios regulares. Essas escolhas ajudarão a manter você e seu bebê saudáveis durante toda a gravidez e além.

Conclusão

Se você acha que pode estar grávida, é importante fazer um teste de gravidez e consultar seu médico o mais rápido possível.

Existem várias maneiras diferentes de testar a gravidez, mas a maneira mais precisa é através de um exame de sangue.

Se você estiver grávida, também é importante começar a tomar vitaminas pré-natais e fazer escolhas de estilo de vida saudáveis.