Como evitar gastos excessivos com o cartão de crédito?

Como evitar gastos excessivos com o cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma ferramenta muito útil para facilitar as compras e parcelar os pagamentos, mas também pode se tornar uma armadilha para quem não sabe usá-lo com responsabilidade.

Os juros do cartão de crédito são os mais altos do mercado e podem transformar uma dívida pequena em uma bola de neve difícil de pagar.

Por isso, é importante saber como evitar gastos excessivos com o cartão de crédito e manter o controle das suas finanças.

Como evitar gastos excessivos com o cartão de crédito

Aqui vamos dar algumas dicas de como fazer isso e aproveitar os benefícios do cartão sem cair em ciladas. Confira!

Considere o seu saldo atual, não o seu limite de crédito

Uma das principais causas dos gastos excessivos com o cartão de crédito é confundir o limite com a renda. Muitas pessoas acham que podem gastar até o limite do cartão sem se preocupar com as consequências, mas isso é um grande erro.

O limite do cartão é um crédito que você tem à disposição, mas que precisa ser pago com juros se você não quitar a fatura integralmente. Além disso, o limite não leva em conta as suas outras despesas e compromissos financeiros, como aluguel, contas, alimentação, etc.

Portanto, defina o seu próprio limite pessoal de gastos com o cartão de crédito com base na sua renda e nas suas necessidades, e não apenas no seu limite de crédito.

O ideal é que a fatura do cartão não ultrapasse 30% da sua renda mensal, para que você possa pagar sem dificuldades e sem comprometer o seu orçamento.

Seja cauteloso no malabarismo com vários cartões de crédito

Ter mais de um cartão de crédito pode ser vantajoso em alguns casos, como aproveitar diferentes benefícios, descontos e programas de fidelidade. No entanto, também pode ser um risco para quem não tem controle dos gastos e acaba se perdendo entre as faturas.

Se você optar por ter mais de um cartão de crédito, seja cauteloso e organize-se bem para não gastar mais do que pode pagar. Estabeleça um limite total para os seus gastos com os cartões e distribua-o entre eles conforme a sua conveniência.

Além disso, escolha uma data de vencimento próxima para todos os seus cartões, assim você evita esquecer ou atrasar algum pagamento e paga tudo de uma vez só. Lembre-se também de verificar regularmente as suas faturas e acompanhar os seus gastos em cada cartão.

Deixe suas emoções fora disso

Outro fator que contribui para os gastos excessivos com o cartão de crédito é o comportamento emocional. Muitas pessoas usam o cartão como uma forma de compensar alguma frustração, tristeza ou ansiedade, ou como uma forma de se recompensar por algum sucesso ou conquista.

Esse hábito pode levar a compras por impulso, que são aquelas que não são planejadas nem necessárias, mas que geram uma sensação momentânea de prazer ou satisfação. O problema é que essas compras podem se acumular na fatura e causar arrependimento e estresse depois.

Por isso, deixe suas emoções fora das suas decisões de consumo e evite usar o cartão como uma válvula de escape ou um prêmio. Antes de comprar algo com o cartão, faça algumas perguntas simples: é algo necessário? Eu deveria comprar? É o melhor momento? Vai me deixar mais feliz?

Se a resposta for sim para todas as perguntas, então vá em frente. Mas se houver alguma dúvida ou hesitação, espere alguns dias para pensar melhor e avaliar se vale mesmo a pena. Assim você evita arrependimentos e gastos desnecessários.

Compre primeiro as coisas essenciais e as desnecessárias só se sobrar dinheiro

Essa é uma regra básica para quem quer economizar dinheiro: priorize as suas necessidades e deixe os seus desejos para depois.

As coisas essenciais são aquelas que você precisa para viver com dignidade e qualidade de vida, como alimentação, moradia, transporte, saúde, educação etc.

As coisas desnecessárias são aquelas que você quer, mas que não são indispensáveis para o seu bem-estar, como roupas da moda, eletrônicos de última geração, viagens luxuosas etc.

Para seguir essa regra, você precisa ter um controle financeiro pessoal, ou seja, saber quanto você ganha e quanto você gasta por mês.

Uma boa dica é usar um aplicativo de gestão financeira, como o Mobills, que permite registrar todos os seus ganhos e gastos, inclusive no cartão de crédito. Assim, você pode visualizar a sua situação financeira com clareza e planejar o seu orçamento.

Faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado

O supermercado é um dos lugares onde mais se gasta dinheiro com coisas desnecessárias. Isso porque somos tentados pelas ofertas, pelas novidades e pelas guloseimas que estão nas prateleiras.

Para evitar cair nessas armadilhas, faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado e siga-a à risca. Assim, você compra apenas o que precisa e evita desperdícios.

Outra dica é ir ao supermercado depois de comer, pois isso reduz a vontade de comprar alimentos por impulso.

Além disso, compare os preços dos produtos entre os diferentes estabelecimentos e aproveite as promoções e os descontos que valem a pena.