Estado de São Paulo

Quais cidades de São Paulo tem os melhores pontos turísticos?

São Paulo é um estado rico em diversidade, cultura e lazer. Há muitas cidades que oferecem atrativos para todos os gostos e bolsos, desde praias e montanhas até museus e parques. Neste post, vamos apresentar algumas das cidades de São Paulo que são pontos turísticos imperdíveis para quem quer conhecer mais sobre esse estado tão fascinante.

Águas de Lindóia

Águas de Lindóia é uma estância hidromineral que faz parte do Circuito das Águas Paulista. A cidade é famosa por suas fontes de água mineral com propriedades terapêuticas, reconhecidas internacionalmente.

Além de relaxar em banhos e spas, o visitante pode aproveitar as belezas naturais da região, como o Morro Pelado, o Balneário Municipal e o Jardim Japonês. Águas de Lindóia fica a 160 km da capital paulista e tem uma boa infraestrutura turística, com hotéis, pousadas e restaurantes.

São Roque

São Roque é conhecida como a Terra do Vinho, pois abriga diversas vinícolas que produzem vinhos de qualidade. O Roteiro do Vinho é uma estrada que passa por mais de 30 estabelecimentos, onde o turista pode degustar vinhos, licores, cachaças, queijos, doces e outras delícias.

São Roque também tem outras atrações, como o Ski Mountain Park, um parque de diversões com pista de esqui artificial, o Centro Histórico, com construções do século XVII, e a Estação Ferroviária, que preserva a memória da antiga Estrada de Ferro Sorocabana. São Roque fica a 50 km da capital paulista e tem um clima serrano e agradável.

Paranapiacaba

Paranapiacaba é uma vila histórica que pertence ao município de Santo André. A vila foi construída no século XIX pelos ingleses que trabalhavam na primeira ferrovia de São Paulo. Paranapiacaba preserva a arquitetura e o charme da época, com casas de madeira, ruas de pedra e uma neblina constante que dá um ar misterioso ao lugar.

A vila tem um patrimônio cultural e natural riquíssimo, com museus, igrejas, casas de cultura e trilhas ecológicas que levam a cachoeiras e nascentes. Paranapiacaba fica a 50 km da capital paulista e pode ser visitada em um bate-volta ou em um fim de semana.

Brotas

Brotas é a capital do turismo de aventura em São Paulo. A cidade é cortada pelo rio Jacaré-Pepira, que oferece condições ideais para a prática de rafting, boia-cross, canoagem e outros esportes aquáticos.

Além disso, Brotas tem diversas cachoeiras, como a Cassorova, a Astor e a Três Quedas, onde é possível fazer rapel, tirolesa e arvorismo.

Quem prefere algo mais tranquilo pode visitar o Parque dos Saltos, o Centro Histórico ou o CEU (Centro de Estudos do Universo), um observatório astronômico com telescópios modernos. Brotas fica a 250 km da capital paulista e tem uma ótima infraestrutura turística, com hotéis-fazenda, pousadas e restaurantes.

Holambra

Holambra é um município brasileiro do estado de São Paulo. Seu nome é uma junção de Holanda, América e Brasil, e reflete a herança cultural da cidade, que se manifesta na arquitetura, na gastronomia e na produção de flores e plantas ornamentais.

Essa cidade é uma estância turística que oferece diversas atrações para os visitantes, como o moinho de vento mais alto da América Latina, o museu histórico, o lago do holandês e o deck do amor, um lugar diferente para adicionar no seus passeios em Holambra.

Santos

Santos é uma das cidades mais importantes do litoral paulista. A cidade tem uma orla de 7 km com belas praias urbanizadas, jardins floridos e ciclovias. Santos também tem um patrimônio histórico e cultural muito rico, com destaque para o Museu do Café, instalado no antigo prédio da Bolsa Oficial de Café.

O Monte Serrat, um morro com vista panorâmica da cidade e um santuário religioso, e o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, que homenageia os ídolos do time, como Pelé e Neymar. Santos fica a 70 km da capital paulista e tem uma boa infraestrutura turística, com hotéis, pousadas e restaurantes.

Essas são apenas algumas das cidades de São Paulo que são pontos turísticos que valem a pena conhecer. Há muitas outras opções para todos os gostos e estilos de viagem. E você, qual dessas cidades gostaria de visitar? Conte para nós nos comentários!