As 7 melhores praias do Rio de Janeiro

As 7 melhores praias do Rio de Janeiro

Você sabe quais são as melhores praias do Rio de Janeiro? A cidade maravilhosa tem algumas das praias mais lindas do Brasil e do mundo, e cada uma tem seu charme e sua personalidade.

Veja a seguir quais são as 7 praias do Rio de Janeiro que se destacam pela beleza, pela infraestrutura, pelo clima e pelo estilo. São opções para todos os gostos e bolsos, desde as mais badaladas até as mais tranquilas e preservadas.

Praia de Ipanema

Mundialmente conhecida pela música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Morais, a Praia de Ipanema está entre as praias preferidas dos cariocas e turistas pelo seu charme e descontração.

A vista do pôr do sol por ali é sem igual e há garantia de fotos perfeitas deste momento. A praia tem cerca de 2 km de extensão e é dividida em postos, cada um com um público diferente.

O Posto 9 é o mais famoso, frequentado por artistas, intelectuais e jovens descolados. Ele é mais tranquilo e familiar, ideal para quem quer relaxar. Enquanto isso, o Posto 8 é o point da comunidade LGBT, com muita animação e diversidade.

A Praia de Ipanema tem boa infraestrutura, com quiosques, aluguel de cadeiras e guarda-sóis, banheiros públicos e vendedores ambulantes.

O mar é azul e limpo, mas pode ter ondas fortes em alguns trechos. É uma ótima praia para banho, mas também para praticar esportes como surfe, vôlei e frescobol.

Praia do Arpoador

A Praia do Arpoador é uma pequena faixa de areia que fica entre a Praia de Ipanema e a Praia do Diabo. É um dos lugares mais importantes da história do surfe no Brasil, pois foi ali que o esporte começou a se difundir e até já recebeu etapas da Liga Mundial de Surfe.

Por ser um lugar tradicional, ele costuma ficar cheio, especialmente nos fins de semana e no verão. Uma das vantagens é que dá para surfar à noite, por causa da iluminação pública.

As ondas por lá começam a quebrar perto das pedras, sendo que uma forte correnteza pode ser vista ali. Em dias bons, as ondas chegam a 2,5 metros! Além de ser um paraíso para os surfistas, a Praia do Arpoador também é famosa pelo seu visual deslumbrante.

Do alto da Pedra do Arpoador, que fica no canto esquerdo da praia, é possível ter uma vista panorâmica das praias de Ipanema e Leblon, com o Morro Dois Irmãos ao fundo. É um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol no Rio de Janeiro, com direito a aplausos da plateia.

Praia de Copacabana

A Praia de Copacabana é a mais famosa e movimentada do Rio de Janeiro: tem cerca de 4 km de extensão e é conhecida pelo seu calçadão em formato de ondas, projetado pelo arquiteto Burle Marx.

Ela é palco de grandes eventos, como shows, competições esportivas e a famosa festa de Réveillon, que atrai milhões de pessoas todos os anos. Além disso, tem uma ótima infraestrutura, com quiosques, hotéis, restaurantes, bares, lojas e serviços variados.

O mar é verde-azulado e geralmente calmo, mas pode ter algumas ondas dependendo da maré. É uma praia boa para banho, mas também para caminhar, andar de bicicleta ou patins pelo calçadão ou praticar atividades físicas na areia.

Prainha

A Prainha é uma das praias mais bonitas e preservadas do Rio de Janeiro. Ela fica na Zona Oeste da cidade, a cerca de 30 km do centro, e tem apenas 700 metros de extensão. A praia é cercada por morros cobertos de vegetação nativa, o que lhe confere um ar de paraíso escondido.

Ela é muito procurada pelos surfistas, pois tem ondas fortes e constantes, que podem chegar a 3 metros de altura em dias especiais. Por isso, é considerada uma das melhores praias do Rio de Janeiro para surfar.

Tem pouca infraestrutura, com apenas alguns quiosques e banheiros públicos, mas isso não tira o seu charme. O ideal é chegar cedo para garantir um lugar na areia e aproveitar o sol, que se esconde atrás dos morros no meio da tarde.

Praia de Grumari

A Praia de Grumari é outra joia da Zona Oeste do Rio de Janeiro, que fica dentro de uma área de proteção ambiental, e tem 2,5 km de extensão e é rodeada por morros verdes e rochosos, que formam um cenário deslumbrante.

Ela tem areia clara e fofa, e um mar azul-esverdeado, com ondas fortes e boas para o surfe. A Praia de Grumari é uma das mais limpas e tranquilas do Rio de Janeiro, pois fica longe do centro urbano e tem acesso restrito por uma estrada sinuosa.

Praia do Forno

A Praia do Forno fica em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, a cerca de 160 km do Rio de Janeiro, sendo uma das praias mais bonitas do estado, com um mar cristalino de tons azuis e verdes, que lembra o Caribe.

Ela tem areia branca e fina, e é cercada por vegetação típica da restinga. Possui cerca de 500 metros de extensão e é acessível por uma trilha de 15 minutos ou por barco.

Nela também é possível ver peixes coloridos, tartarugas e até golfinhos na água, trata-se de um verdadeiro paraíso natural, que vale a pena conhecer.

Praia da Joatinga

A Praia da Joatinga é uma das praias mais exclusivas e charmosas do Rio de Janeiro, e fica no bairro do Joá, na Zona Sul da cidade, e tem apenas 300 metros de extensão.

Ela é cercada por mansões luxuosas e tem um acesso difícil, por uma estrada íngreme e uma escadaria. A Praia da Joatinga tem areia dourada e grossa, com ondas fortes que atraem os surfistas.

Só aparece na maré baixa, quando forma piscinas naturais entre as pedras. Na maré alta, a areia some e só resta o mar agitado.