Secador de cabelo: como escolher o melhor para você

Secador de cabelo: como escolher o melhor para você

Você sabia que o secador de cabelo é um dos aparelhos elétricos mais usados pelas mulheres brasileiras? Além de secar os fios rapidamente, ele também pode ajudar a modelar, alisar ou dar volume aos cabelos, dependendo da forma de uso e dos acessórios que acompanham.

Mas com tantas opções de marcas, modelos e potências no mercado, como escolher o secador de cabelo ideal para você? Aqui, vamos te dar algumas dicas de como analisar os principais aspectos de um bom secador.

O que é um secador de cabelo e para que serve?

Um secador de cabelo é um aparelho elétrico que emite um jato de ar quente ou frio sobre os cabelos molhados ou úmidos, com o objetivo de secá-los e/ou modelá-los. Ele é composto por um motor que gira uma hélice, gerando o fluxo de ar, e por uma resistência que aquece esse ar.

Veja também: Hidratação para cabelo liso

O secador de cabelo pode ser usado para diversos fins, como:

  • Reduzir o tempo de secagem dos fios, evitando que eles fiquem expostos à umidade por muito tempo e possam desenvolver fungos ou bactérias;
  • Alisar os cabelos naturalmente ondulados ou cacheados, usando uma escova ou uma chapinha junto com o secador;
  • Dar volume aos cabelos lisos ou finos, usando um bico direcionador ou um difusor junto com o secador;
  • Modelar os cabelos em diferentes estilos, como ondas, cachos ou franjas, usando um bico direcionador ou uma escova modeladora junto com o secador;
  • Ativar produtos termoativados nos cabelos, como protetores térmicos, cremes alisantes ou finalizadores, que precisam do calor do secador para agir nos fios.

Como escolher o melhor secador de cabelo?

Para escolher o melhor secador de cabelo, você deve levar em conta alguns aspectos importantes, como:

  • A potência do secador, que determina a intensidade do fluxo e do calor do ar;
  • A temperatura do secador, que pode variar entre quente e fria e influenciar no resultado final dos cabelos;
  • A velocidade do secador, que pode ter mais de uma opção e permitir maior controle sobre a secagem dos fios;
  • A tecnologia do secador, que pode incluir íons negativos, cerâmica, turmalina ou titânio e trazer benefícios para a saúde e a beleza dos cabelos;
  • Os acessórios do secador, que podem ser bicos direcionadores, difusores ou escovas modeladoras e facilitar a criação de diferentes penteados;
  • O design do secador, que pode ser mais leve, compacto ou ergonômico e proporcionar maior conforto e praticidade no uso;
  • O preço do secador, que pode variar de acordo com seu tipo, marca e tecnologia.

Vamos ver cada um desses aspectos com mais detalhes a seguir.

A potência do secador

A potência do secador é um dos fatores mais importantes na hora de escolher o melhor secador de cabelo. Ela determina a intensidade do fluxo e do calor do ar que sai do aparelho e influencia diretamente na rapidez e na eficiência da secagem dos fios.

Quanto maior a potência do secador, mais forte será o jato de ar e mais rápido será o processo de secagem. Isso pode ser uma vantagem para quem tem cabelos longos, grossos ou muito volumosos, que demoram mais para secar naturalmente.

Por outro lado, uma potência muito alta também pode ser prejudicial para os cabelos, pois pode ressecar os fios, causar frizz e até mesmo queimar o couro cabeludo. Por isso, é importante escolher um secador que tenha um regulador de temperatura e que possa ser ajustado de acordo com o tipo e a condição dos seus cabelos.

Em geral, os secadores profissionais têm uma potência maior do que os domésticos, podendo chegar a 2500 watts. Já os secadores domésticos costumam ter uma potência entre 1200 e 2000 watts. O ideal é escolher um secador que tenha pelo menos 1800 watts de potência para garantir uma boa performance.

A temperatura do secador

A temperatura do secador também é um aspecto importante na hora de escolher o melhor secador de cabelo. Ela pode variar entre quente e fria e influenciar no resultado final dos cabelos.

O ar quente é mais indicado para acelerar a secagem dos fios e modelar os penteados. Ele ajuda a abrir as cutículas dos cabelos e facilita a penetração dos produtos de tratamento. Além disso, ele também ajuda a alisar os fios naturalmente ou com o auxílio de uma escova.

O ar frio é mais indicado para finalizar a secagem dos fios e fixar os penteados. Ele ajuda a fechar as cutículas dos cabelos e a selar as pontas duplas. Além disso, ele também ajuda a reduzir o frizz e a dar mais brilho aos fios.

O ideal é escolher um secador que tenha pelo menos duas opções de temperatura: quente e fria. Assim, você pode alternar entre elas conforme a necessidade e o objetivo.

A velocidade do secador

A velocidade do secador é um aspecto importante na hora de escolher o seu modelo, pois ela influencia no tempo e na qualidade da secagem dos fios. Geralmente, os secadores possuem duas ou três opções de velocidade: baixa, média e alta.

A baixa é indicada para cabelos finos ou danificados, pois evita o ressecamento e a quebra dos fios. A média é ideal para cabelos normais ou mistos, pois oferece uma secagem rápida e eficiente. A alta é recomendada para cabelos grossos ou volumosos, pois acelera o processo de secagem e reduz o frizz.

Além da velocidade, alguns secadores também possuem a função jato frio, que serve para finalizar a secagem e fixar o penteado. O jato frio também ajuda a fechar as cutículas dos fios, deixando-os mais brilhantes e macios.

A tecnologia do secador

A tecnologia do secador é outro fator que faz diferença na hora de escolher o seu modelo, pois ela interfere na saúde e na beleza dos seus cabelos. Existem quatro tipos principais de tecnologia usados nos secadores: íons negativos, cerâmica, turmalina e titânio. Veja as vantagens de cada um:

Íons negativos: são partículas que neutralizam a eletricidade estática dos fios, eliminando o frizz e deixando-os mais alinhados. Os íons negativos também ajudam a reduzir o tempo de secagem e a preservar a hidratação natural dos cabelos.

Cerâmica: é um material que distribui o calor de forma uniforme pelo secador, evitando que os fios sejam expostos a temperaturas muito altas ou muito baixas. A cerâmica também emite íons negativos, potencializando os benefícios dessa tecnologia.

Turmalina: é uma pedra semipreciosa que libera íons negativos em maior quantidade do que a cerâmica. A turmalina também emite raios infravermelhos, que penetram na fibra capilar e aceleram a secagem dos fios sem danificá-los.

Titânio: é um metal leve e resistente que aquece rapidamente e mantém a temperatura estável durante o uso. O titânio também emite íons negativos e raios infravermelhos, combinando as vantagens da cerâmica e da turmalina.

Acessórios do secador

Os acessórios do secador, que podem ser bicos direcionadores, difusores ou escovas modeladoras e facilitar a criação de diferentes penteados.

Os bicos direcionadores concentram o ar em uma área específica e ajudam a alisar os fios. Os difusores distribuem o ar em várias direções e ajudam a definir os cachos. As escovas modeladoras permitem escovar e secar os fios ao mesmo tempo.

Design do secador

O design do secador, que pode ser mais leve, compacto ou ergonômico e proporcionar maior conforto e praticidade no uso.

Um secador leve e compacto é ideal para levar em viagens ou guardar em espaços pequenos. Um secador ergonômico se adapta melhor à sua mão e evita dores no braço ou no pulso.

Preço do secador

O preço do secador, que pode variar de acordo com seu tipo, marca e tecnologia. Um secador mais barato pode ter uma potência menor, uma durabilidade menor ou uma qualidade inferior. Um secador mais caro pode ter uma potência maior, uma durabilidade maior ou uma qualidade superior.

Você deve avaliar o custo-benefício de cada modelo e escolher o que melhor atende às suas expectativas.

Agora que você já sabe como escolher o melhor secador de cabelo para você, que tal conferir as melhores ofertas de secadores na nossa loja online? Temos modelos para todos os gostos e bolsos. Aproveite!