Maquiagem vegana

O que é maquiagem vegana, quais os seus benéficos e quais as diferenças da maquiagem comum

Você já ouviu falar na maquiagem vegana? Essa é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado da beleza, pois em sua composição há ingredientes que fazem bem a sua pele e também ao meio ambiente.

Mas afinal, o que é maquiagem vegana e quais são as suas vantagens e diferenças entre a maquiagem comum? Fique aqui que neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

O que é maquiagem vegana?

A maquiagem vegana é aquela que não contém nenhum ingrediente de origem animal, como cera de abelha, lanolina (um tipo de cera obtido a partir da lã de ovelha ou carneiros.), colágeno (proteína fibrosa encontrada nos animais, principalmente bois), queratina, carmim e outros.

Além disso, a maquiagem vegana também não é testada em animais, ou seja, é livre de crueldade. Essa é uma forma de respeitar os direitos dos animais e evitar o sofrimento desnecessário de milhares de seres vivos.

Para substituir os componentes de origem animal, os ingredientes da maquiagem vegana são naturais e orgânicos como: vitamina A e E natural, manteiga de cupuaçu, entre outros, que não agridem o meio ambiente e nem geram resíduos tóxicos.

Existem diferenças entre as maquiagens veganas orgânicas e naturais?

Essa é uma dúvida muito comum entre pessoas que desejam trocar a maquiagem comum, pela vegana, mas não sabem as diferenças entre eles e consequentemente não sabem escolher qual usar.

Mas a grande questão é, existe ou não diferença entre as maquiagens? E a resposta é sim, pois existem diferenças entre elas que serão esclarecidas agora. Veja

A maquiagem orgânica é aquela que é feita em sua maior parte com ingredientes naturais, mas que também são cultivados sem agrotóxicos, transgênicos ou fertilizantes químicos.

Já a maquiagem natural é aquela que é feita com ingredientes que podem ser encontrados na natureza, como óleos vegetais, extratos de plantas ou minerais, mas que ainda pode conter uma pequena quantidade de matéria-prima de origem animal.

Quais os benefícios da maquiagem para a pele?

A maquiagem vegana, além de ser sustentável e fazer um grande bem à natureza, também traz inúmeros benefícios à sua pele.

Usando essa maquiagem, as chances de irritação, alergias e inflamações na pele normalmente é muito pequena. Além do que, também é mais leve e permite que a pele respire melhor, evitando o entupimento dos poros e o surgimento de cravos e espinhas.

A maquiagem vegana é rica em ingredientes vegetais que nutrem, hidratam e protegem a pele. Por exemplo, o óleo de coco, a manteiga de karité, o extrato de aloe vera, o óleo de argan e o óleo de jojoba são alguns dos componentes que podem ser encontrados na maquiagem.

Esses ingredientes possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e regeneradoras, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele e a mantê-la saudável e bonita.

Como escolher os produtos veganos certos para a pele?

A maquiagem vegana é compatível com diferentes tipos de pele, desde as mais secas até as mais oleosas. Mas nada impede de darmos algumas dicas para escolher o tipo de maquiagem que mais agrada.

Primeira coisa: Verifique o rótulo: antes de comprar um produto, leia atentamente o seu rótulo e confira se ele possui algum selo ou certificado que comprove que ele é vegano. Alguns exemplos são o selo Vegano da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), o selo Cruelty Free and Vegan da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) e o selo Vegan da The Vegan Society.

Outra dica é pesquisar sobre a marca: essa também é uma forma de garantir que você está comprando um produto vegano, já que pesquisando sobre a marca é possível verificar se ela possui uma política de não testar em animais e de não utilizar ingredientes de origem animal. Por fim, prefira os produtos veganos ou naturais e orgânicos: esses produtos podem ser mais benéficos para a sua pele e para o planeta, pois possuem menos aditivos químicos e são produzidos com matérias-primas ecologicamente corretas. Procure por produtos que tenham o selo IBD (Instituto Biodinâmico), Ecocert ou Cosmos Organic, que atestam a qualidade e a procedência dos ingredientes.