Dicas para cuidar de um cabelo cacheado

Dicas para cuidar de um cabelo cacheado

Ao olhar um cabelo cacheado muitos pensam que cuidar dele é algo simples e fácil, mas a realidade não é muito por aí. 

Um cabelo cacheado requer mais cuidado que um cabelo liso por exemplo, dificilmente um cabelo mais escorrido terá problemas com ressecamento, pois o óleo natural que se encontra no couro cabeludo, consegue escorrer até as pontas com mais facilidade.

Mulheres crespas e cacheadas encontram desafios diários  para manter o cabelo da forma que gostariam e para conquistar esse visual arrasador é preciso de muito esforço que vai desde a lavagem até a finalização. 

Por isso, separamos algumas dicas que te ajudarão a fazer a diferença no visual do seu cabelo. 

Saiba seu tipo de cabelo 

Não existe apenas um tipo de cabelo cacheado, eles possuem inúmeras diferenças em curvatura, textura, formas, cor e entre outros. 

É bem comum englobarem o cabelo cacheado como todo o tipo de cabelo que são naturalmente espiralados, mas não é bem assim. O cabelo cacheado tem curvatura tipo 3 ABC.

Já as outras formas de cachos são dos cabelos 2ABC (ondulados) e 4ABC (crespos). Sabendo disso você entenderá perfeitamente qual produto se encaixa melhor para seu tipo de cabelo. 

Monte um cronograma capilar 

Um cronograma capilar funciona como uma agenda de tratamentos com: nutrição, hidratação e reconstrução e você pode montá-la seguindo exatamente o que seu cabelo precisa naquele momento, durante quatro semanas.

Para descobrir o que seu cabelo precisa você terá que fazer um teste de porosidade. Mergulhando o cabelo na água você terá o resultado depois de 3 minutos. 

  • Se o fio afundar, seu cabelo precisa de reconstrução
  • Se boiar, ele precisa de uma boa hidratação
  • Se ficar no meio é nutrição

Use produtos específicos para cabelo cacheado 

O cabelo cacheado e crespo tendem a ser mais ressecados que os demais porque o óleo natural do cabelo tem mais dificuldades para chegar até o fio. Por isso produtos específicos são mais ricos em óleos ajudando a mantê los mais saudáveis e sedosos 

Testes coisas novas até algo funcionar para seu cabelo 

Conhecer o cabelo faz toda diferença para esse tópico, porque assim você terá uma base na hora de testar novos produtos. Vale ressaltar que todo o cabelo é diferente, nem sempre o produto mais caro ou mais popular irá funcionar para seu cabelo.

Não penteie seu cabelo seco 

Após a lavagem não desembarace  seu cabelo seco, isso é extremamente prejudicial ao fio, além de deixá-los frágeis é uma forma mais dolorida de pentear o cabelo. 

Teste finalizações 

Geralmente, para cada tipo de cabelo uma finalização fica melhor que a outra, claro não é apenas a técnica e sim o conjunto da lavagem com os produtos certos e a finalização ideal para seu cabelo. 

Por isso é sempre bom testar finalizações por exemplos: mais detalhadas, dívidas com muitas ou poucas mechas, quantidade de creme para seu cabelo e varias outras coisa que descobrirá com o tempo.  

Seque o cabelo com camisetas de algodão 

Essa é uma maneira de diminuir o frizz do cabelo e manter a definição.

Faça coque abacaxi antes de dormir

O coque abacaxi é um penteado de cabelo para quem gosta de manter a definição e ter volume ao mesmo tempo, essa técnica é feita antes de dormir. É uma forma de deixar a raiz mais esticada e manter as pontas conservadas. 

Use touca e fronha de cetim 

Pode parecer besteira mas a touca de cetim ajuda a diminuir o frizz e mantém a definição deixando seu cabelo menos armado no dia seguinte. 

Definição não é tudo!

Apesar do texto conter técnicas para manter a definição é bom lembrar que isso não é tudo. Cabelos ondulados, crespos e cacheados possuem muito frizz e dependendo da finalização acabam não definindo muito. 

Isso não é um problema! Essa é a beleza do seu cabelo, as várias fases que seu cabelo pode ter, e a definição é apenas uma parte de toda a liberdade que sua madeixas possui.