Como saber se a maquiagem é falsa?

Como saber se a maquiagem é falsa?

A maquiagem é um item indispensável para muitas pessoas, que usam os produtos para realçar a beleza, expressar a personalidade e se sentir mais confiantes. Porém, nem toda maquiagem é de qualidade e segura para a saúde da pele.

Infelizmente, existe um mercado clandestino de maquiagem falsa, que vende produtos sem registro na Anvisa, sem controle de qualidade e com ingredientes nocivos.

A maquiagem falsa pode causar diversos problemas, como alergias, infecções, inflamações, intoxicações e até mesmo câncer. Além disso, a maquiagem falsa não tem a mesma durabilidade, pigmentação e acabamento que a original, comprometendo o resultado final da make.

Mas como saber se a maquiagem é falsa? Existem alguns sinais que podem indicar que o produto não é original e que você deve evitar comprar. Confira algumas dicas:

  • Desconfie do preço: se o produto está muito barato em relação ao valor de mercado, pode ser um sinal de que é falso. Pesquise o preço médio do produto no site oficial da marca ou em lojas confiáveis antes de comprar.
  • Verifique a embalagem: observe se a embalagem tem o selo da Anvisa, o código de barras, o lote e a validade do produto. Compare também com a embalagem original e veja se há diferenças no tamanho, na cor, na fonte ou nos detalhes do design.
  • Verifique as tonalidades do produto: sombras, blushes e batons falsos normalmente vêm com cores e tonalidades que as marcas originalmente não produzem. Para evitar a compra de um destes itens falsos, visite o site do fabricante para ver quais cores de cada produto de maquiagem são reais.
  • Verifique a textura e o cheiro do produto: a maquiagem falsa costuma ter uma textura mais seca, mais oleosa ou mais granulada que a original. O cheiro também pode ser diferente, mais forte ou mais químico. Teste o produto na mão ou no braço antes de aplicar no rosto e veja se há alguma reação alérgica.
  • Verifique a procedência do produto: compre sempre em lojas autorizadas pela marca ou em sites confiáveis. Evite comprar em sites desconhecidos, em redes sociais ou em camelôs. Peça sempre a nota fiscal e guarde-a para eventuais reclamações.

Seguindo essas dicas, você pode evitar comprar maquiagem falsa e proteger sua saúde e sua beleza.

Lembre-se que o barato pode sair caro e que nem tudo que reluz é ouro. Prefira investir em produtos originais, de qualidade e que respeitam as normas sanitárias.